sábado, 2 de fevereiro de 2013



O tempo das ideias


Tempo puro, linda abstração. Todo escritor dele depende, no ritmo do tac, tac. O tempo simbolizado no passar do trem a cada dez minutos, na respiração pesada, nos olhos que ardem de cansaço. Tempo, tempo, temperado de desespero. Quem escreve precisa de tempo, quem não o tem, escreve em outras linhas vazias, através do pensamento.

Tempo ainda me resta e me foi essencial pra ter a ideia do meu primeiro romance *ainda segredo: P*(um estalo) e o meu segundo livro de contos (que no forno, gente). Mas meu caminho é tão curto (dois livros apenas!), eu o percorro em segundos. 


Na volta do tempo - Em 2009 eu morava no norte da Inglaterra, em Leeds, um lugar de permanente cinza. Estava com um visto de estudante e não conseguia trabalho. Lembro que no final daquele ano,decidi fazer algo por mim. Tinha que criar coragem e escrever um livro! Tomei um tempo pra deixar-me inspirar com leituras, música,silêncio... eis que a ideia surgiu e, como já comentei num outro post, consumiu mais de dois anos do meu tempo. Foi, porém, o tempo mais precioso da minha vida. 

Em 2010,mudei-me à Londres, marcando, então, um recomeço. Estava casada, numa cidade diferente, em busca de emprego, etc. Não tinha mais tempo pra pensar em livro. Abandonei o projeto e só voltei a ‘tocar’ na ideia em 2011. Mas a partir daí eu tomei gosto pela coisa. Estava num período de troca de trabalho (buscando uma coisa melhor) e os dois meses que passei em casa me ajudaram a voltar a respirar a atmosfera do livro. Quando, enfim, encontrei um novo trabalho eu já tinha os primeiros capítulos em andamento, de forma que precisei aprender a conciliar o emprego full time com as horas extras,à noite, dedicadas à escrita. 


Depois de um ano, entrei em crise - conhece ah-crise? Não me sentia feliz trabalhando em escritório, só pensava no livro... e acabei, por impulso, largando o trabalho; teria tempo pra terminar o livro e começar outro projeto, pensei. Não me seria difícil encontrar outra coisa, me convenci sem me convencer... 

Neste momento, de um riso fácil me entrego como sonhadora. Se você pudesse ouvir minha risada agora...Volto ao tempo. Que boba! Achei que seria tão fácil publicar meu livro... Tenho que rir. Pois que agora meu prazo pra encontrar um trabalho foi além... Busco algo há seis meses, sem muita sorte. Fui à uma entrevista semana retrasada que tomou três horas do meu tempo... Dias depois, disseram que haviam outros canditados “more exceptional” than me

Então Enquanto sobra tempo, resta-me a alegria de que outras estórias nascerão pra me socorrer; existe uma esperança estranha dentro de mim;todos os dias ela nasce, meio imperfeita. Como uma recompensa... um recompensa pelo que?,pergunto-me. Por não deixar sofrer o sonho. 


**Controlar o tempo é tentar amarrar a água ao gosto da boca que fica cheia de vento quando engole o tempo e saliva um desejo de escorrer pelas horas, feitas de sal, e que por isso se dissolvem no passo de uma onda. 


E você, como controla o seu tempo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário